Bolo de Noz com Creme de Ovo


Uma receita básica mas que de vez enquando faz milagres.
Usei a forma da  Metalurgica Bakeware Productions, SA, não vos consigo é dizer o nome da forma, mas têm a foto a qual dá para ver que o bolo sai super direitinho mesmo só passando com um pano embebido em óleo, são maravilhosas.

A receita inspirei-me nesta da Teleculinária.

Para mim  a alteração que fiz e não gostei foi fazer o doce de ovos com água, eu nunca faço com água sempre com leite, desta vez decidi experimentar e na minha opinião não fica tão bom e fica mais liquido, eu não apreciei tanto, mas é a minha opinião.

Vamos Lá....

INGREDIENTES
300 g açúcar
200 g manteiga
200 g miolo de noz partido groceiramente
150 g Farinha
6 Ovos
1 c. chá fermento pó
Um guardanapo absorvente com um pouco de óleo para untar a forma

Para doce de Ovps:
(Costumo fazer 8 gemas, 8 colheres de sopa de leite, 8 colheres de sopa de açúcar)
200 g açúcar 
8 gemas
2 dl água

Modo de preparação:

O meu - Começar por fazer o doce de ovos, num tacho colocar todos os ingredientes e ir mexendo até engrossar e não deixar queimar. 

Deite o açúcar e a água para um tacho leve ao lume, deixe ferver durante 10 minutos, retirar do lume, deixe arrefecer. Numa tigela á parte bata levemente as gemas e junte-as à calda, leve novamente ao lume até ficar cremoso.

Numa tigela bata muito bem a manteiga com o açúcar até ficar cremoso e ter dobrado de volume, adicione os ovos um a um sempre a bater, depois a farinha misturada com o fermento e por fim a noz, envolva bem.

Untar a forma com o papel absorvente e um pouco de óleo.
Levar ao forno pré aquecido a 180º durante 45 minutos.
Fazer o teste do palito.
Deixe arrefecer um pouco antes de desnformar.
Regue o bolo com o doce de ovos, se quiser corte ao meio e coloque doce de ovos no interior.
Decorar a gosto eu usei umas nozes que reservei.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito





























 




Comentários