Troxas de Doce de Ovos com Chila



Esta é uma receita para o desafio do grupo Cantinho das Cozinheiras.

Fiz a receita da Ana do blog Recanto com tempero mas fiz umas alterações ao doce de ovos.

Eu não gosto de doce de ovos feito com agua, estou habituada ao meu, se bem que dizem quando se coloca leite é para creme de pasteleiro, não no meu caso porque o creme de pasteleiro leva mais ingredientes que o doce de ovos, nomeadamente maisena. Vou tentar fazer um poste com as diferenças. 
O doce de ovos que faço foi a minha avó que me ensinou, é super simples já fiz a receita várias e vezes e quando decidi experimentar com água não gostei, enfim façam vocês o teste não custa nada.

A este doce de ovos juntei o doce de chila, e como fiz demais, coloquei o necessário nas trouxas e o que sobrou coloquei numa caixa e no congelador, porque nesta altura vamos precisar de mais....

Bem esta receita foi feita com o doce de chila caseiro podem ver aqui (feito com a segunda abóbora que a Maria Lopes me ofereceu há 2 anos, ela bem disse que durava, muito obrigado)

De resto usei a massa filó que pela primeira vez não se partiu e ficou fantástico, com a sorte que tenho as trouxas ainda se podiam abrir e, para não arriscar, coloquei um cordel antes de irem ao forno.


 Vamos lá...

Ingredientes e modo de preparação: (desta vez é difícil separar)

2 placas de massa filó (só fiz 4 trouxas)

Para o doce de ovos, (usei gemas pasteurizadas que costumo comprar nesta altura, pois é muita a doçaria portuguesa com gemas, usei 200 grs que equivale a 6 gemas, fiz de maneira diferente desta vez ou seja fiz tudo em gramas, usei 200 grs de açúcar e 200 grs de leite)

 Por cada gema uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de leite.

Colocar num tacho ao lume, ir mexendo com a vara de arames sempre para não ficarem grumos nem pegar, assim que tiver a consistência desejada retirar do lume.

Colocar o doce de chila a gosto, deixar arrefecer totalmente antes de usar em cima da massa.

Colocar uma folha de massa filó passar com manteiga derretida e colocar a outra folha em cima.

Cortar em quadrados e colocar no meio uma colher de sopa do creme.

Fechar unindo as pontas e tentando "rodar" um pouco (eu para não estragar o que estava a correr bem decidi colocar um fio.

Levar ao forno pré aquecido a 180º cerca de 25 minutos



Comentários